terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Organizar uma festa de aniversário para as crianças

Olá perfects,
Como já tenho postado algumas fotos dos aniversários das minhas filhas (aqui e no facebook) hoje quero falar-vos da organização das mesmas. Sim, na verdade, uma festa demora bastante tempo a organizar, o ideal é começar pelo menos 6 semanas antes. Como é que eu faço? Vou dar-vos algumas dicas.

1 - Começo por decidir o tema da festa.
Agora as minhas filhas já gostam de escolher. Este mês a L. faz 9 anos e escolheu 'cãezinhos', porque adora animais. Como temos estado a falar no assunto as mais novas também já decidiram qual o tema das festas delas, por isso, quando os aniversários delas estiverem mais próximos, já sei por onde começar. :)

Para as meninas os temas com flores são sempre uma maravilha. É claro que as minhas já quiseram Kitty's e Cª. Agora é outra vez mais fácil sugerir algo diferente! No ano passado a L. quis o arco-iris, a M. malmequeres e para a M. como foi no campo, foi casa de campo. Cupcakes também já foi um dos anos e é um tema giro e fácil para ter ideias.



Para os rapazes temas com carros e cowboys são sempre um sucesso. Mas usar por exemplo a cor para criar um ambiente pode originar um resultado maravilhoso.





2 - O Orçamento
Apesar de muitas vezes as pessoas não gostarem de falar neste aspecto eu acho que é o que se tem de equacionar logo no início, pois todos os pontos seguintes vão depender deste. Contratar catering, fazer ou encomendar o bolo, contratar animadores, fazer ou comprar as decorações podem ser decisões condicionadas por este elemento. Preparar uma festa pode ser muito divertido, dedicar tempo a fazer as bandeirinhas, pompoms, os convites, o bolo,... é um enorme prazer. Mas também há situações em que por falta de tempo e/ou de jeito é preferível encomendar. 

Sugiro que definam quanto podem gastar e façam uma tabela com as despesas de cada uma das coisas (podem pedir orçamentos) e vêm o que vão poder escolher, encomendar fora, e daquilo que vão ter de abdicar.

3 - Escolher a data e o local da festa.
Aos sábados é mais fácil porque depois as crianças têm o Domingo para descansar. Prefiro marcar para os Sábados à tarde porque assim, de manhã, posso preparar o que falta. No entanto, antes de marcar a festa, é melhor confirmar com a melhor amiga, para saber se há disponibilidade, senão ficam tristes! As exceções ocorrem quando fazem mesmo aniversário no Domingo, aí mantenho a data.

As horas escolhidas também podem variar consoante a idade das crianças, se ainda dormem a cesta o melhor é marcar para um horário em que já tenham tido tempo para o fazer, senão ficam aborrecidos. Devem ter ainda em conta a altura do ano. Como a L. faz anos no Inverno, marco sempre o aniversário para mais cedo do que no caso das irmãs que fazem no Verão. Assim podem brincar no exterior antes de escurecer.

Quanto ao local, eu posso dizer que a L. um ano quis fazer nos parques temáticos. Mas depois disso passou a preferir fazer em casa. No meu caso, como vivo num apartamento, as festas são feitas em casa das avós, que têm jardim. Assim estão mais à vontade. No entanto, se só tiverem oportunidade de fazer num apartamento, é só uma questão de reduzir o nº de convidados, cingir a festa a crianças e os +unicos adultos que estão presentes são para ajudar na festa. ;)

4 - Os convites
Normalmente trato dos convites 4 ou 3 semanas antes. Nestes já se faz a introdução ao tema da festa.

Para os entregar podem usar várias alternativas. Se não vão convidar todos os meninos da turma e se as crianças ainda são pequenas podem: pedir à professora para entregar aos pais, enviar por correio, enviar por e-mail ou entregar diretamente aos pais se os conhecerem. Hoje em dia há várias empresas que fazem coisas giríssimas ou, se tiverem gosto/jeito há imensas formas de fazer convites interessantes.

Como o tema deste ano da L. é cãezinhos, o convite que fiz tem de uma lado a primeira imagem e no verso os pormenores.





Não esquecer de indicar: 
  • Data, 
  • hora de início e de fim da festa, 
  • morada, 
  • número de telefone de contacto, 
  • data até à qual têm de confirmar 
  • e claro o Nome e a idade do aniversariante! 
  • Quando é necessário trazer roupa prática ou fato de banho e toalha também deve estar descrito.
  • Se houver algum programa especial, como ir ao cinema, também pode especificar. 
Adorei esta ideia dos convites/chupa chupa daqui Motini * I make stuff

O número de convidados depende das idades. Se organizar em casa faz mais sentido ser comedida, pois geralmente não há tantos 'ajudantes' como nos parques. Se para idades de 9-10 anos até 12 crianças se consegue gerir, para crianças com 5-6 anos o melhor é não ultrapassar muito das 6 crianças. São mais difíceis de entreter e controlar!

5 - Os ajudantes
Podem contratar animadores para fazer brincadeiras com as crianças, pinturas faciais, balões,... Claro que essa decisão depende do orçamento e da família. Eu nunca contratei animadores, porque tenho uma família grande e as tias ajudam sempre. :) Pensar sempre em ter um adulto por, no máximo, 5 crianças.

Não esquecer de avisar com antecedência para ter a certeza de quem pode ajudar.

6 - Decorações
Depois de escolher o tema já pode começar a fazer as decorações. O ideal é começar 3 semanas antes, principalmente para quem, como eu, tem pouco tempo. Assim posso ir fazendo as coisas aos poucos à noite ou ao fim de semana. Assim também pode dar conta do que lhe falta e comprar: cartolinas, papel de seda, fitas, balões,...

Os pormenores fazem a diferença. Cupcakes a condizer, caixas para pipocas, pompoms, flores,... Uma das coisas que acho útil é colocar etiquetas nas garrafas com o nome da criança. Assim não passam a vida a perder os copos. Tiro a água e coloco o sumo que querem! ;)







Se não está habituado (ou mesmo que esteja) há sites com imensas inspirações
entre muitos outros. Para além de terem Mesas de doces (desert tables) lindas, ainda vendem acessórios de alguns temas e ensinam como fazer certas coisas como bolos, pompoms... Eu fiz os meus através das dicas que vi na site da Martha Stewart.

Na Kids and Babies Design;  Motini * Make stuff  ou na Citrus and Orange podem encomendar os convites, copos, palhinhas, caixas de pipocas, embalagens para os chocolates. Se não tiverem jeito, tempo e/ou paciência há quem faça por vocês.


7 - Atividades
Para que a festa mantenha uma dinâmica certa e não se torne aborrecida para as crianças, o melhor é definir atividades sequenciais, com timing: entre 15 a 30 minutos, no máximo. Senão as crianças aborrecem-se e só dá para fazer disparates!!

Perguntem aos filhos o que eles gostam de fazer com os amigos. Assim eles dão ideias e vocês sabem que vão ao encontro dos seus desejos. Se tiverem jardim aproveitem para que brinquem lá fora primeiro, pois pode escurecer e/ou ficar frio.

Algumas ideias:
Caça ao Tesouro
Pinturas faciais
Karaoke
Imprimir imagens e fazer um concurso de pintura
Concurso de dança
Corrida de sacos
Trivial Junior, para os mais velhos
Contar histórias
Corrida de obstáculos
Estafeta veste e despe a roupa (colocar uma roupa de adulto que eles têm de vestir e despir para o outro colega continuar a estafeta)
Jogo das cadeiras
Estafeta dos ovos cozidos
Procurar bolacha numa taça de farinha

Observações importantes:

  • Colocar uma mesa de atividades para os que vão chegando estarem entretidos até estarem todos os convidados.
  • Se uma brincadeira não estiver a resultar não continuar a insistir
  • Contar com o tempo para lanchar, cantar os parabéns e abrir os presentes. (não esquecer de preparar o vosso filho para ser simpático e agradecer os presentes, mesmo que não seja o seu preferido)

8 - A comida

O Bolo
Fazer e decorar os bolos de aniversário é uma tarefa muito gira. O que fiz que teve enorme sucesso foi o Bolo arco-irís. Também fiz para a L. levar para a escola e a professora diz que foi o bolo mais giro que já viu - e vejam como está longe da perfeição! Mas é feito com amor que é o que importa.

A minha grande amiga M. convenceu-me que fazer coisas em pasta americana era fácil. Por isso, no último aniversário da M., com tema malmequeres, fiz este. Ficou fofo! 



Se quiserem que seja algo mais profissional e se não costumam ter jeito, o melhor é mandar fazer. Há quem faça coisas lindas. A escolha tem para mim muito a ver com a tendência de cada 'cake artist'. Se quiser flores não tenho dúvidas que escolho a Francisca da cupcake; Para bolos modelados a Manucha. Também gosto muito dos bolos da Doces e Sabores, da Paula Pinho também são muito bons. Mas há mais como a Marta Queiroz ou o açúcar às bolinhas, que fazem bolos giríssimos, mas ainda não experimentei.


Este foi o bolo do aniversário da M. com o tema casa de campo. Foi uma gingerbread house. Estava uma perfeição! (By Francisca da Cupcake)

Todas elas fazem para além do bolo os cupcakes e os cakepops a combinar. Fica lindo.

O que eu acho interessante é que cada uma das cake designers tem o seu próprio estilo. E isso é que é maravilhoso. Vejam como este da peace of cake é diferente dos outros.



Esta mesa decorada pela Lima Limão, que vi no blog da Carlota está um mimo.


Outras comidinhas
As crianças gostam sempre de doces. Por isso, para além dos cupcakes e dos cake pops (que são sempre um sucesso) adoram as pipocas, as gomas, brigadeiros... A gelatina costumo colocar em copos individuais transparentes, já com uma colher, para ser mais fácil. 
Pãezinhos com queijo e fiambre, pão de forma cortado aos quadradinhos ou em formatos giros (pode usar cortantes de bolachas), para além de pizza, cachorros e folhados de salsicha! São os favoritos. As espetadas de fruta também ficam giras, muito coloridas e alguns miúdos gostam. É claro que sou fã da comida saudável, mas temos todo o ano para lhes incutir essa ideia. Não é preciso estar com obsessões em dias de festa.

9 - O presente para os convidados
É sempre simpático entregar alguma coisa da festa. Os doces são sempre um sucesso: cupcakes numa bolsinha, ou uma bolacha decorada, são ideias giras. Também se podem fazer packs de pinturas faciais ou um pack para repetirem em casa alguma atividade manual que tenham feito.

No aniversário da M. oferecemos uma cupcakes 'margarida' dentro de um saquinho. 



Mas as bolachs decoradas podem ser lindas. Vejam só estas para as fãs da Kitty...


E estas flores que forma um jardim lindo!?! :)





10 - A despedida
Por vezes é difícil porque as crianças estão tão entretidas na brincadeira que nem querem despedir-se dos amigos, mas preparem os vossos filhos para isso. A boa educação nunca fez mal a ninguém e como prepararam o presentinho para dar ao convidado, é da responsabilidade do aniversariante entregar a lembrança e agradecer a presença do amigo.

Digam-me lá, gostaram deste post? Foi útil? Espero que sim, demorei dias a escrevê-lo, por isso gostava de saber a vossa opinião!



Inês

BE HAPPY, BE PERFECT!


As minhas festas AQUI, AQUI, AQUIAQUIAQUIAQUI e AQUI,

Mais ideias para festas AQUI e AQUI.

8 comentários:

  1. Adoro festas infantis, o truque é preparar com muita antecedência, tenho o aniversário do meu filho para o próximo mês e preciso de inspiração...para meninas é sempre mais facil. Gostei de ver os detalhes das suas festinhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te preocupes que o próximo post é sobre festas de rapaz!! :)

      Eliminar
  2. Onde você arranjou as decorações da "decorações"(caixa das pipocas, ...)??? me responda rápido, por favor, festa do meu filho é daqui a um mês... e são feitas de cartão ??????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a maioria das decorações sou eu que faço. Os canudinhos de cartolina para pipocas são muiti fºacie de fazer, só tem de espetar numa esponja (daquelas de florista, por exemplo). As caixas têm de ser feitas com cortantes, ou usando um molde e cortando à mão. A sissixx big shot tem um cortante de caixas de pipocas, nas lojas que têm sissixx pode pedir que cortam (no Porto a 512 ideias faz isso), é feito em cartolina.
      Espero ter ajudado.
      Boa festa.

      Eliminar
  3. Boa noite. E os copinhos para a gelatina Onde compra? Já corri tudo. Só encontrei de shot, demasiado pequeno, ou de caipirinhas, demasiado grande! E depois há os normais transparentes para café, mas não são tão rijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os copinhos de café funcionam bem. Não são rijos, mas aguentam bem a gelatina. ;)

      Eliminar
    2. Mas sabe onde posso encontrar mais rijos tipo acrílico como os de shots?

      Eliminar